Bob Esponja de férias no Brasil
COMO FALAR SOBRE UM PROBLEMA AMBIENTAL SÉRIO, COMO O AQUECIMENTO DO OCEANO, DE MANEIRA LEVE, EDUCATIVA E QUE REALMENTE ENGAJE?

A oportunidade
Aproveitando que a Paramount se uniu a O Boticário para lançar a linha Cuide-se Bem do Bob Esponja, enxergamos a oportunidade de levar a parceria além.
No ano de comemoração dos 25 anos do Bob Esponja, por que não trazê-lo para passar férias no Brasil?
A solução criativa
Foi essa a ideia por trás de uma campanha educativa sobre o aumento da temperatura do oceano e como esse fenômeno pode prejudicar a vida marinha, uma das principais frentes de trabalho da Fundação Grupo Boticário.
Precisávamos criar uma campanha que aproximasse o público da crise climática de forma lúdica, mas sem banalizar a gravidade da situação. A principal missão era equilibrar entretenimento, informação e responsabilidade ambiental, mantendo a coerência da linguagem da Fundação e os dados científicos.
Com isso, Bob e a turma da Fenda do Biquini retornaram ao ecossistema do Grupo Boticário pra conscientizar sobre a necessidade de cuidarmos do lar de tantas espécies.
O produto final foi criação de uma história original e inédita, contada em formato de quadrinhos nas redes sociais da Fundação, do Bob Esponja e da Nickelodeon, que mostra como a viagem do Bob ao Brasil quase foi arruinada por um vilão inesperado: o Marquente, uma metáfora para as mudanças climáticas que aquecem o oceano e desequilibram a vida marinha.


Um diferencial importante
Um dos desafios da campanha foi criar graficamente espécies reais da biodiversidade marinha brasileira.
A Fundação Grupo Boticário atua com foco na conservação da natureza brasileira e seria incoerente que a história fosse na Fenda do Biquíni. Assim, adaptamos os cenários para que a história se passasse aqui, com referências à nossa biodiversidade.
Influência que soma
A estratégia contou ainda com a participação da influenciadora Eduarda Melo (@biologueirinha), que cria conteúdo sobre natureza e meio ambiente, somando 1.8 milhões de seguidores nas redes sociais em uma uma base engajada com o tema.
Ao lado do Bob Esponja, ela mostrou, com leveza e informação, como pequenas atitudes do cotidiano ajudam a combater esse vilão e como todos nós podemos agir para salvar o oceano.

O que eu fiz
ESTIVE À FRENTE DA GESTÃO DE TODAS AS ENTREGAS RELACIONADAS AO DIGITAL E FUI RESPONSÁVEL POR:
🧠 Cocriação da ideia e construção do roteiro em sprints com a agência.
⚙️ Condução do planejamento junto ao time da Paramount América Latina.
📑 Validação do roteiro com especialistas técnicos da Fundação e com a Paramount.
🎨 Interface com o time criativo da Paramount para fornecimento dos assets visuais.
✅ Garantia do uso correto da marca Bob Esponja, seguindo as diretrizes do guide.
👀 Validação do caminho visual e criativo com a Paramount.
📅 Definição do cronograma de publicações em colaboração com os perfis da Nickelodeon e Bob Esponja.
📣 Validação do plano de mídia.
📈 Acompanhamento e report de resultados.
Resultados
2.4M de alcance
81% acima da média
+3M de views
entre curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos
40k interações
Confira a história completa abaixo
*Campanha realizada em parceria com a agência Layer Up.

