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Dia da Gentileza: 'Neutralize o Hate'

COMO EXPANDIR O ALCANCE DIGITAL DA FUNDAÇÃO GRUPO BOTICÁRIO ENTRE A GERAÇÃO Z E AMPLIAR O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA DESSE PÚBLICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA?

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O desafio

As redes sociais da Fundação Grupo Boticário eram compostas por um público majoritário de pessoas entre 30 e 45 anos. Para transformar a causa em um movimento de longo prazo, precisávamos nos aproximar de quem serão os tomadores de decisão no futuro.

Era necessário, então, rejuvenescer a comunidade e conectar a marca aos interesses da Geração Z, sem deixar de manter coerência com a causa da conservação da natureza.

A descoberta

Realizamos uma entrevista em profundidade com grupo focal de jovens entre 16 e 22 anos para entender a relação da Geração Z com as agendas ambientais. O principal insight dessa pesquisa qualitativa foi claro: esse público se engaja com causas que refletem seus valores, especialmente saúde mental, cultura digital e transformações sociais.

 

Com isso, identificamos uma oportunidade estratégica: falar sobre ódio nas redes e saúde mental, que é um tema de interesse desses jovens, como porta de entrada para discutir a preservação da natureza de uma maneira não óbvia.

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Gancho criativo

A internet é responsável por 4% das emissões globais de carbono, então até mesmo o ambiente virtual contribui com a crise climática. E se o discurso de ódio gera sofrimento emocional, há mais de um tipo de poluição acontecendo ao mesmo tempo.

 

A partir desse dado, trouxemos a seguinte provocação:

 

Assim como é urgente neutralizar as emissões de carbono, por que também não aproveitamos para neutralizar o hate?

 

A campanha propôs um paralelo direto entre poluição ambiental e poluição emocional nas redes. Transformar o ódio online em gestos de gentileza e impacto positivo se tornou o fio condutor da narrativa.

Estratégia de diferenciação

Para evitar disputas por atenção em datas ambientais tradicionais, como Dia da Água ou do Meio Ambiente, propus adotarmos uma data simbólica e ainda pouco explorada: o Dia Mundial da Gentileza (13/11).

 

Nascia ali um novo território de marca para a Fundação, com a assinatura própria #GentilezaGeraNatureza, conectando saúde emocional e conservação ambiental sob uma lente mais humana, cotidiana e digital.

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Estreia do TikTok com Louie Ponto

A campanha marcou a entrada oficial da Fundação no TikTok, uma rede até então inexplorada pela marca e bastante estratégia em relação ao target. Para isso:

 

✅ Defendi internamente a criação do canal, inclusive junto à alta gestão.

✅ Viabilizei visitas e agendas presenciais com o time do TikTok Brasil.

✅ Coordenei toda a ativação, definindo formatos, linguagens e influenciadores.

Primeira visita ao TikTok
Visita ao TikTok
Visita ao TikTok
Segunda visita ao TikTok com todo o time de Comunicação da Fundação Grupo Boticário

 

A ativação do canal foi feita pela criadora de conteúdo Louie Ponto, escolhida como embaixadora da campanha por sua voz ativa sobre cultura digital, diversidade e comportamento jovem.

 

Ela lançou o movimento com um vídeo no TikTok no Dia da Gentileza, listando hábitos gentis a serem adotados com pessoas e com o planeta e dando início assim à corrente #GentilezaGeraNatureza.

TikTok Day - Fundação Grupo Boticário

Greenfluencers

Bianca Witzel e Camila Botelho

 

Convidamos ainda as “greenfluenciadorasBianca Witzel e Camila Botelho, pela afinidade que já possuem com temas ambientais, para reforçarem a corrente apagando comentários de ódio de seus posts como símbolo de despoluição digital. Com isso, a Fundação se comprometeu a plantar árvores como contrapartida à “despoluição” do ambiente digital.

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Cross com outras marcas

E não parou por aí, porque outras marcas do Grupo Boticário, como o próprio O Boticário, também mobilizaram suas comunidades e entraram na conversa convidando as pessoas a participarem da nossa corrente de gentileza.

A Vult Cosméticos, por exemplo, contribuiu com a estratégia de influenciadoras convocando a influenciadora Tami Dagnes para participar do desafio e engajar sua audiência com a causa.

Fundação Grupo Boticário quer trocar hate por cuidados com a natureza - Meio e Mensagem

Impacto real

A campanha começou com a meta de plantar 1.000 árvores na bacia do rio Miringuava (PR), um importante manancial que abastece mais de 500 mil pessoas.

 

Diante da repercussão positiva, dobramos esse número para 2.000 árvores, literalmente transformando gentileza em natureza. 
 

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Resultados

1.5M de pessoas
alcançadas nos canais da Fundação Grupo Boticário

18k novos seguidores
com aumento de 50% no público de 18 a 24 anos

2M de visualizações
em vídeos da campanha

Destaque na imprensa especializada,

como Meio e Mensagem

Reconhecimento do mercado

​​

A campanha “Neutralize o Hate” foi reconhecida como um dos cases mais relevantes do ano, conquistando o Prêmio Aberje regional na categoria “Influenciadores”.

 

Esse reconhecimento também contribuiu para que o Grupo Boticário fosse premiado como “Empresa do Ano” na 50ª edição da premiação, que é uma das mais importantes do mercado da Comunicação no país.

Defesa do case para banca de jurados da Aberje
50º Prêmio Aberje
Troféu Prêmio Aberje
Time de Comunicação Fundação Grupo Boticário
Grupo Boticário eleita empresa do ano - 50º Prêmio Aberje
Prêmio Aberje - Categoria Influenciadores

Meu papel na campanha

💡 Cocriação do conceito criativo: participei do desenvolvimento da ideia central da campanha, desde os primeiros brainstorms até a definição do conceito.

🧭
Planejamento e coordenação geral: liderei, em parceria com a agência, o desenho do planejamento estratégico da campanha, incluindo canais, cronograma, plano de mídia, personas e entregas.

 

🔍 Pesquisa e diagnóstico de público: conduzi a interlocução com o fornecedor responsável pelo entrevista com o grupo focal da Geração Z para orientar a abordagem da campanha.
 

🎯 Defesa da entrada no TikTok: argumentei e aprovei internamente a criação do perfil Fundação no TikTok, sustentando a importância do canal para dialogar com esse novo público.

🤝
Relacionamento com o TikTok Brasil: viabilizei agendas presenciais entre o time da Fundação e representantes do TikTok, para entendimento aprofundado das possibilidades e boas práticas da plataforma.

👥
Estratégia de influenciadores: participei da seleção, briefing e definição da linha editorial dos creators.

🎬
Coordenação da ativação no TikTok: acompanhei a produção dos conteúdos para a estreia da Fundação na plataforma, garantindo alinhamento com linguagem, estética e comportamento da rede.

💰
Gestão orçamentária da campanha
: fui responsável por administrar o budget da campanha, ajustando os investimentos conforme os objetivos e a performance de cada frente.

🧩 Alinhamento cross: atuei como ponto focal para envolver outras marcas do Grupo Boticário (como Vult e O Boticário), articulando sinergias.
 

📊 Acompanhamento e report de resultados: supervisionei os indicadores da campanha e apresentei os resultados internamente.

🏆
Defesa da campanha no Prêmio Aberje: preparei e realizei a apresentação técnica da campanha para a banca avaliadora do Prêmio Aberje.

*Campanha realizada em parceria com a agência W3 Haus.

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